Quantidade de Páginas visitadas

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




Mediante propostas de trabalho na questão “discriminação” (Consciência Negra), a Escola Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa, abordou no decorrer do ano letivo, temas que se fazem necessário na sociedade atual. Tema este que concentra análises e discussões buscando o combate ao preconceito e a discriminação, primando pela igualdade.

Assim sendo, foram realizados trabalhos diversos interdisciplinares a cerca do tema abordado, cumprindo o planejamento realizado no início do ano. Para tanto, as turmas foram organizadas em grupos de trabalhos, onde realizaram extensas e fundamentadas pesquisas, o qual culminou na produção de estudos e debates, painéis, cartazes, representações teatrais, danças, maquetes, produção de máscaras, cenários e apresentações do filme “Invictus”, que retrata a trajetória vitoriosa do Líder Africano Nelson Mandela. Todas estes trabalhos foram expostos e apresentados aos demais alunos, aos pais e à comunidade em geral na semana da Consciência Negra, sendo encerrado no dia 22 de novembro. 


 



 

PREMIAÇÃO XIII OBA /2010


 





Alunos da Escola Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa recebem certificação pela participação na XIII OBA/2010. A Olimpíada é coordenada pelo professor representante Roderley José Gasparello.

Os objetivos principais :

- Despertar nos jovens o interesse pelas ciências da astronomia e da astronáutica .

- Difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira. 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica(OBA) é um evento nacional realizado em todas as escolas brasileiras desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.




Medalha de Prata: Fabiana Barbosa Pinto – 8a C 

Medalha de Bronze : Allan Pereira – 7a A



PALESTRA
Enfermeira do Centro Municipal de Saúde de Formosa do Oeste: Pollyanna Gimenez.

Assunto: As consequências de uma gravidez precoce e os cuidados com os bebês.

Professora PDE-2009: Nélida Mara Guerreiro. Data: 09/11/2010.

Local: Escola Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa - EF.



Este trabalho faz parte da implementação do projeto PDE 2009 da professora de ciências com alunos da 8ª série do período matutino e tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre a gravidez na adolescência, identificando as possíveis implicações na vida deste adolescente com a responsabilidade de cuidar de uma criança.

Na educação sexual que a maioria dos docentes realiza, é com ênfase na gravidez precoce, método contraceptivo, aborto, gestação e raramente se analisa o fato importante e relevante que é o conhecimento e a reflexão sobre as consequências do nascimento de um bebê para esse adolescente e sua família. Decidiu-se, portanto, trabalhar focando o problema sob outra perspectiva, que seria colocar as jovens diante da problemática e das dificuldades de se educar e cuidar de uma criança, utilizando-se de várias estratégias, entre elas, palestras de profissionais da área da saúde.

Em seu discurso a enfermeira Pollyanna ressaltou as dificuldades da gravidez em relação a mudanças de corpo da adolescente ainda não bem formado para gestar, enfatizou as emoções e dificuldades do momento do parto que muitas vezes a jovem está sem o pai da criança ao lado, as dificuldades e emoções envolvidas no momento da amamentação, das cólicas do bebê, das vacinas, da higienização e vários outros momentos que a adolescente deverá ter maturidade e responsabilidade para enfrentar. Ressaltou o lado econômico e social da jovem em relação aos custos para dar conforto ao seu filho e as renúncias sociais que esta jovem deverá passar bem como a dificuldade de conciliar estudo e cuidados com a criança e até mesmo trabalho para sustentá-lo.


  



 

Sala de Recursos

Atividades desenvolvidas na Sala de Recursos da Escola Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa. 

Professora Neide C. Silva 




Atividade: Dominó das 4 cores

Deve-se montar um quadrado com cores do dominó de forma que a mesma cor não choque na horizontal, nem na vertical e tão pouco na diagonal, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da percepção visual, possibilidades, dedução, concentração, atenção e rapidez. 





     





Atividade:Dominó das horas



O objetivo de estimular o aprendizado de forma divertida, aumentando assim, o interesse por aprender. 



   




Atividade realizada com o ábaco aberto.


    

REUNIÃO – COMITÊ ESTRATÉGICO PDE/ESCOLA
Nesta segunda-feira, dia 12 de julho de 2010, às 19:40 h, aconteceu uma reunião com o Comitê Estratégico PDE/ESCOLA do Núcleo Regional de Educação, Equipe Diretiva, Pedagógica, Grupo de Sistematização PDE/ESCOLA, Membros da APMF, Conselho Escolar. A pauta da reunião: Momento de discussão sobre o andamento do PDE/ESCOLA; Prestação de contas e Parcela complementar. O Comitê Estratégico, cujos membros são: Ana Paula Ramão da Silva; João Airton de Oliveira; Luciane Pazine, Terezinha Gonçalves de Arantes, que tem como objetivo acompanhar e orientar o desenvolvimento do Plano de Ação do PDE/ESCOLA, fez as orientações cabíveis e propiciou momento para que as dúvidas fossem sanadas. Assim, a reunião se fez necessária, já que é um Programa novo para a Escola Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa, em que todos estão aprendendo juntos, ao final percebemos que trabalhar o PDE/ESCOLA é um desafio, mas que deve ser superado com a união das forças de cada membro das equipes citadas acima. 




Atividades finais do curso - Proinfo 40 horas
No período noturno do dia 22/06/2010, os professores: José Diogo, Rosangela Malaquias, Marlene Parrales, Luciana Navarro,Maria de Fátima, Genísia de Lima e a professora Neide, aplicaram na prática em forma de avaliação, os conteúdos estudados durante as 40 horas do curso de introdução digital. Percebe-se que é o início de uma caminhada onde a força de vontade de participar das TICs por parte dos referidos é imensa. Os educadores já utilizam as TICs em sala de aula e alguns estão participando da seleção para o PDE os quais na oportunidade dos estudos intensificaram os contatos com os meios tecnológicos para aprimoramento profissional e individual.







Aula sobre correio eletrônico
Cumprindo com as atribuições do curso de introdução a educação digital, o assessor da CRTE "Santiago" trabalhou com os professores as técnicas sobre uso do correio eletrônico. Ao final do curso os professores trocaram e-mails, enviaram anexos e configuraram a caixa postal, padronizando o uso de modo a facilitar todos os cliques.






Enfretamento da Violência
A violência, é um assunto de grande preocupação na sociedade atual, pois tem crescido assustadoramente, principalmente entre jovens e crianças.

“Pegando carona” na Campanha Estadual sobre o ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA, AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, a Equipe Escolar da Escola Estadual Antonio Franco Ferreira da Costa – EF, através dos Professores, aderiu o trabalho que foi realizado com todas as turmas sobre o tema. As atividades foram: reflexão referente ao texto com assunto que aborda o tema, observação de vídeo com posterior debates em que alunos relataram os tipos de violência que sofrem no cotidiano; foi construído o muro das lamentações: em repúdio à violência e em seguida a árvore dos sonhos: escrevendo nas folhas da árvore o que esperam de uma sociedade mais justa no que diz respeito a não violência. Segundo as professoras: Arlete e Maria de Fátima “é um trabalho através do qual espera-se que os educandos estimulem a sensibilidade em relação ao tema e possam adquirir hábitos de uma cultura solidária voltada para a paz e o respeito para com todos, sendo este um processo desafiador e constante”


.      

Curso de Educação Digital 40 horas




No dia 27/04/2010 iniciou-se o curso de Educação digital - 40 horas.

O curso terá um total de cinco encontros presenciais que ocorrerão nos dias 27/04, 11/05, 25/05, 08/06, 22/06 e cinco encontros a distância intercalados às referidas datas. Estão participando do curso os professores: Elenir Rocha, Franciele Miotto, Genisia de Lima, Irene Carvalho, José Diogo, Luciana Aparecida, Maria de Fatima Gozzi, Marlene Parrales, Marli Soares, Neide Bosa e Rosangela Malaquias, Sergio Vesco.






ALUNAS DA ESCOLA ANTONIO FRANCO - FERA COMCIÊNCIA


A Direção, Equipe Pedagógica, Funcionários e Alunos da Escola Antonio Franco, ficaram felizes e aplaude as alunas e Professora Fabiana Formighieri, pela significante participação no FERA COMCIÊNCIA – 2009, realizada na cidade sede do Núcleo Regional de Educação - Assis Chateaubriand - Pr. Fizeram uma bela apresentação, ressaltando que a coreografia foi fruto do Programa VIVA ESCOLA, em que as alunas participam com muito entusiasmo. O diretor Ivo Gonçalves de Almeida enviou a Funcionária Graciani Neves de Brito Favorito para auxiliar a Professora durante o evento. "Dança é a única arte na qual nós mesmos somos o material de que ela é feita." (Ted Shawn) 






 

Capacitação para atualização de nosso site
No dia 11 de novembro, recebemos uma assessoria em  forma de capacitação cujo objetivo principal foi manter uma sincronia entre o adm-local da escola, equipe pedagógica, direção e professores ,com  intuito de socializar todas as ações pedagógicas através da mídia web. Tivemos a presença do professor, assessor da CRTE "Sergio Santiago"  o qual socializou questões técnicas e pedagógicas que auxiliarão em todo o processo de atualização de nosso site.








Antonio Franco esteve em Foz do Iguaçú

Alunos da EE Antonio Franco da Costa estiveram em Foz do Iguaçú e Curitiba através do Coperjovem.

 

Projeto de ciências
Com o objetivo de conscientizar os alunos e comunidade local sobre os problemas ambientais relacionados com o uso abusivo de materiais de dificil degradação por processo natural, aconteceu em nosso colégio a execussão do projeto  "SUBSTITUIÇÃO DAS SACOLAS PLÁSTICAS POR SACOLAS DE TECIDO (ECO BAGS)
NOSSA PÁGINA NA WEB








Ficamos felizes com sua visita em nosso site. Conheça nossa página na web, comece navegando pelos menus e veja o histórico de nossa Escola no ítem apresentação.







FOTOS


exemplo de matéria








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito